quarta-feira, janeiro 09, 2013

PSY 1,2 bilhão de acessos: marca nunca alcançada por outro astro pop

por HELTER DUARTE

O sul coreano Jai-Sang Park, que você pode chamá-lo apenas de PSY, é o maior fenômeno pop dos últimos tempos. Ele pode vir ao Brasil em breve!

PSY é recordista mundial na internet: o vídeo da música ‘Gangnam Style’ conseguiu 1,2 bilhão de acessos em menos de seis meses.

PSY declara: quer vir ao Brasil, conhecer nosso Carnaval.

Ele não entende português. A maioria por aí também não sabe coreano e muito menos o que diz a letra da música ‘Gangnam Style’.

Mas o que importa?!? Na hora de fazer a tal dancinha do cavalo, todo mundo se entende. Todo mundo mesmo.

Desde que lançou ‘Gangnam Style’, em julho de 2012, o sul coreano Jai-Sang Park, o PSY tem feito multidões dançarem no mesmo ritmo, numa coreografia que ele criou depois de observar vários animais, até que decidiu se inspirar no cavalo.

E o que era para ser um sucesso na Coreia do Sul caiu na internet e ganhou fãs e paródias em países de todos os continentes. O número de visualizações do clipe crescia mês a mês. Até que, em dezembro, o clipe da música atingiu 1 bilhão. Agora, já são quase 1,2 bilhão de acessos, marca nunca alcançada por qualquer outro astro pop.

Se não dá para competir, melhor é entrar na brincadeira. Foi o que fizeram, por exemplo, Madonna e Britney Spears. Até o secretário-geral das Nações Unidas, o também sul-coreano Ban Ki-moon, se rendeu.

No Brasil, não foi diferente. O cantor é sucesso de Norte a Sul. Dos fãs de pagode e sertanejo, ao Ronaldo Fenômeno, que aprendeu a dançar no Medida Certa! Na internet e na TV.

"Eu nunca sonhei, nunca passou pela minha cabeça nada parecido com isso, especialmente no Brasil", diz o cantor.

No mercado já existem Games do PSY, Figurinhas Colecionáveis... n possibilidades para esse sucesso instantaneo!

Está uma onda de boatos de que o PSY passaria o Carnaval em Salvador. Será? "Estamos tentando, ainda não fechei o contrato e eu adoraria ir. Eu sei que existem muitas mulheres bonitas, especialmente no samba, e se eu tiver a felicidade de encontrá-las, eu poderia fazer um ‘Opa samba style’”, brinca.

Mas afinal? E este tal ‘Gangnam Style’? Ou melhor, o estilo ‘Gangnam’. O que significa? Esse é o nome de um bairro de Seul, capital da Coreia do Sul. Foi lá que cantor PSY nasceu. "Eu conto na letra da música que o bairro é calmo durante o dia e maluco à noite”, ele explica.

Mas será que é isso mesmo?!? O lugar é tomado por prédios gigantescos e letreiros. Para uma moradora, é um bairro luxuoso, fabuloso, elegante e famoso.

Mas se você pensa que a letra da música, que pouca gente por lá entende, foi feita para vangloriar Gangnam, pode estar errado. O que PSY faz é ironizar o modo de vida de alguns moradores de lá, gente cheia de dinheiro, que gosta de esbanjar. E, como diz PSY, quem não tem grana, só pode imitar os ricos.

O estilo ‘Gangnam’, então, seria o de pessoas que vão a um parque e se comportam como se estivessem na praia, que andam de carrossel como se fizessem um passeio a cavalo, e que gostariam de ter um carrão, mas têm que encontrar a namorada de metrô.

PSY nega que seja uma crítica. "É uma brincadeira para dizer que eu sou sexy, ou que eu sou normal durante o dia, e doidão à noite. Eu sou esse tipo de pessoa, tenho esse estilo e quero que as garotas sejam assim também", explica PSY.

Um grande deboche, bem diferente da maioria das músicas, virou fenômeno mundial: o k-pop, o apelido do pop sul-coreano. Lá, o assunto é tão sério que existe até escolas especializadas para formar novos ídolos, de onde sai a maioria das bandas de garotos e meninas que fazem sucesso por lá e em outras partes do mundo.

PSY hoje, aos 35 anos, casado, pai de gêmeas, ele provou que não é necessário seguir nenhuma cartilha. Nem é preciso ter um corpo musculoso, um rosto bonito, nem ser jovem para fazer sucesso.

Sucesso que também pode acabar rápido, assim como começou...

Mesmo que ele ache impossível repetir a façanha, PSY aproveita os cinco minutos de fama, que no caso dele, já se transformaram em seis, sete, oito meses. E que ninguém pode prever quanto tempo vai durar.

GANGNAM STYLE INSPIRA ALUNOS DA ESTÁCIO

O Grupo de Alunos da Profa.Rianelli gravou um FLASH MOB com a musica e Coreografia inspirada por PSY.

Este FLASH MOB estarah em breve no YOUTUBE para vc tb acessar e se deliciar com a performance e a interpretacao de todos os envolvidos!

FONTE: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/01/psy-quer-vir-ao-brasil-no-carnaval.html

http://rianelli.blogspot.com.br/2012/11/flash-mob-gangnam-style-na-estacio.html

Nenhum comentário: