quinta-feira, novembro 22, 2012

ANÁLISE DE SITE DE MARKETING DIGITAL: MERCADO LIVRE








Quem somos


            Fundada em 1999, Mercado Livre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Através de suas plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções para que indivíduos e empresas possam comprar, vender, anunciar e pagar pela internet. MercadoLivre.com atende milhões de usuários e cria um mercado online para a negociação de uma ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. É o 8º site de comércio eletrônico mais acessado do mundo de acordo com métricas fornecidas pela com Score Networks e é a plataforma líder no varejo online na América Latina. Mercado Livre mantém operação em 13 países Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela e está listada na Nasdaq (NASDAQ:MELI) após sua oferta pública inicial em 2007.


Missão - Visão - Valores


            Missão: proporcionar aos clientes a praticidade e a rapidez de comunicação propiciada pelo comércio eletrônico e evocar a emoção provocada por produtos antigos, exóticos e raros, oferecendo um preço diferenciado e inferior aos grandes estabelecimentos, prezando impreterivelmente pela imagem da credibilidade e da ética em seus serviços. Visão: buscar a constante profissionalização e melhoria de serviços, assim como buscar variedade em produtos, conquistando e fidelizando clientes, e, por conseguinte, aumentando as suas vendas e convertendo-se em uma empresa cada vez mais reconhecida no segmento eletrônico. Seu compromisso é o de priorizar a satisfação integral do cliente e proporcionar-lhe emoção, agindo sempre com comprometimento e oferecendo atendimento qualificado. Objetivos: oferecer produtos diversificados e de qualidade, que despertem o desejo de compra e, após sua efetivação, supere as expectativas do cliente, assim como prezar pela excelência em serviços, cultivando a pontualidade e a agilidade, atuando com profissionalismo e seriedade, e oferecendo atendimento personalizado e eficaz.


Usabilidade


            O site Mercado Livre é bem simples, possui um diferencial dos outros sites, nele é possível comprar o produto através de vários vendedores. Todos os tipos de pessoas podem realizar vendas nesse site, o que ocasionou a falta de confiabilidade no mesmo. Devido a esse fator não existe carrinho de compras, já que quase todos os produtos possuem vendedores distintos, então não é possível guardar vários produtos para comprá-los de uma só vez.


As cores utilizadas na página principal do site não chamam muita atenção.




   
Navegabilidade


            Apesar do designer pouco atrativo, é possível navegar facilmente comparando aos outros sites.




Funcionalidade     




            A procura pelo produto é demorada e cansativa. Quando uma categoria é escolhida, aparece uma página com uma lista de opções que força o usuário a fazer uma leitura que torna cansativa e confusa pelo tamanho das letras 


 Segurança






             É um site de pouca confiabilidade. A segurança não de 100% pois nem todos os vendedores são de qualificação positiva, é um honesto vendedor. Por isso é necessário verificar os seguintes requisitos:


- Analisar qualificações recentes e se ele estiver vendendo vários do mesmo produto, veja as qualificações dos compradores mais recentes do mesmo.


 - Verificar as qualificações negativas. Por exemplo, se um vendedor tem 1000 pontos positivos e 200 negativos, ele seria um vendedor com "80% de aprovação.


 - Sempre que estiver comprando algo que você considere de valor, ligar para o vendedor, para saber forma de pagamento e do produto. Dessa forma saberá se o telefone está cadastrado no Mercado Livre e tentar buscar mais informações.


- Verifique se o vendedor aceita Mercado Pago.  O Mercado Pago é o melhor meio, pois dessa forma o comprador só liberará o pagamento quando o produto chegar em suas mãos.


- Se você está num computador de lazer ou trabalho, onde todo mundo usa e faz atividades diferentes,  é provável que haja vírus, mas isso não impede você de comprar no Mercado Livre, por isso como você não deverá fazer  nenhum pagamento online. É mais seguro pagar via boleto bancário. Antes prevenir do que remediar.


- Cadastre sua conta no Mercado Livre em um outro e-mail novo e não no seu e-mail particular.


- Sempre esteja com seu anti-vírus atualizado.


Críticas construtivas


            O site é eficiente para vendas via e-commerce, porém o lay-out deixa a desejar...


            A segurança é ineficiente, pois existem relatos de cartões hackeados. 


            O site Mercado Livre se beneficiaria com uma Interface mais leve, Amigável, sem tantas Listas que confundem usuários de terceira idade que possuem baixa acuidade visual e vista cansada, mas que não podem ser desprezados como e-Clientes.


            O site não possui cores atrativas. Os visitantes necessitam de um site organizado e atrativo, e de fácil manuseio. .




     ELABORADO POR
 Margareth Silveira
 Leonardo Freire

Orientadora: Profª Rianelli

Nenhum comentário: