quinta-feira, novembro 03, 2011

Análise Crítica de Site de E-Commerce: Americanas.com

O site escolhido para análise foi o site www.americanas.com.br
Este site teve início em 1999, onde ainda não era tão fácil como hoje ter internet. Apenas a classe média e alta possuíam tão facilidade, devido ao preço, ainda caro, tanto dos equipamentos quanto da internet. Por esse motivo o site deveria ser leve, situação que a americanas.com possui até hoje, com um site leve e rápido. Em 2001 o site já se tornou líder de vendas e hoje é um dos maiores sites de compras do Brasil.
O site possui mais de 500 mil produtos, e é reconhecido como a maior empresa online da América Latina, sendo destino de 10 milhões de clientes e 20 mil empresas. Entre as empresas de comércio eletrônico, é líder no segmento B2C (Business to Consumer) e tem o reconhecimento do público: já recebeu diversos prêmios e desde 1999 ganhou todos os prêmios iBest na categoria júri popular.

Usabilidade
O site tem a usabilidade bem simples, uma interface amigável, onde ate as pessoas mais inexperientes conseguem realizar as suas compras.
O site possui muitos produtos, desde artigos para higiene até computadores de alta tecnologia.
Os preços dos produtos variam, e o cliente pode escolher aquele que melhor lhe servir dentro do seu orçamento. Tem preços e formas de pagamento que atraem, visto que os produtos podem ser parcelados e sem juros.

Navegabilidade
É muito fácil navegar no site. Os itens são dispostos na parte superior de forma horizontal e pelo site do lado esquerdo na vertical, facilitando assim aos clientes o encontro dos itens de sua procura.

Funcionalidade
O site tem uma linha grande de produtos e serviços, sendo oferecidos por preços acessíveis, tem canais de contato com atendente por telefone ou e-mail em caso de duvidas.
O site possui pequenas imagens o que não sobrecarrega a internet, e caso seja do seu interesse determinado produto, é possível abrir uma nova guia com maiores informações e fotos do produto selecionado.

Segurança
O site nos da a opção de escolhermos qual será a forma de pagamento. Podendo ser boleto bancário, débito em conta, cartões de crédito e cartões da americanas.com.
Não é de conhecimento nenhum problema através da compra nesse site, o que o torna seguro.

Análise crítica
Hoje está ocorrendo uma possível transição entre a amerianas.com e o submarino.com. Essa transição é uma perda para os clientes, visto que os mesmos faziam análise e comparação de preços entre os sites.



Na figura a seguir, podemos visualizar o menu superior horizontal.







Na figura abaixo vemos o menu lateral vertical.

A seguir, verificamos como os produtos ficam dispostos na tela. verifique que é possivel escolher o modelo no menu lateral por marca, capacidade, etc.





Quando clicado sobre o produto, ele aparece em uma nova janela com um tamanho maior, onde é possivel saber maiores detalhes sobre o produto.







Produto ampliado para visualizar maiores detalhes





Produtos que o site coloca a sua disposição (geralmente algum que tenha ligação com o produto escolhido). Neste caso, podemos verificar que o site oferece desconto no caso da compra destes itens com o item escolhido.





A seguir, os detalhes finais da compra. Data de prazo para a entrega, quantidade de produtos escolhidos, valor total. Como é uma compra alta, o frete é gratis.







Para realizar compras no site, é necessário que o cliente seja cadastrado. É possivel verificar na barra superior, os estágios para a finalização da compra.








Depois é necessário que se escolha dentre as possiveis formas de pagamento, qual é a que o cliente vai querer.








Para finalizar, o cliente vai colocar os dados do cartão e o número de parcelas que ele quer comprar. Depois disso a compra é finalizada, e o cliente saberá do andamento da mesma atraves do seu cadastro no site, que o possibilitará a acompanhar a compra.








Imagem ilustrativa do final da página do site, onde o cliente pode entrar nas redes socias para saber mais sobre a empresa, saber a história e telefones de contato, etc.




ELABORADO POR:

Natália Pickler

Daniel Fialho

Débora Lima

Nenhum comentário: