quinta-feira, outubro 13, 2011

Por que, Steve Jobs escolheu uma maça como logo da Apple







Uma versão assegura que Steve Jobs, fã confesso dos Beatles, decidiu chamar Apple sua empresa como homenagem à casa discográfica do grupo pop, que tinha o mesmo nome. Embora para os mais críticos, é impossível que alguém tão original como Jobs tomasse o nome de outra companhia.

Segundo outras fontes, o fundador de Apple passou horas pensando que nome poderia pôr a sua companhia, até que chegou no dia de se registrar. Então, decidiu chamar a empresa como o primeiro que visse ou se lhe viesse à mente. Nesse momento, estava comendo uma maçã, e assim foi como ficou Apple.

A história mais singela é a que sustenta que a Jobs gostava das maçãs e que, por isso, nomeou assim à companhia de Cupertino.

De acordo com outras versões, Apple e seu consequente logo da maçã mordida é uma alusão ao matemático Alan Turing, que se suicidou comendo uma maçã envenenada. Há quem dizem que o logo multicolor que a companhia levou por um tempo faz referência à bandeira gay pela homossexualidade de Turing.

Também sua origem se vincula com Isaac Newton e sua teoria da gravidade que comprovou com a mesma fruta. De fato, um dos primeiros logotipos de Apple é o mesmo cientista sentado debaixo de uma árvore.

O mais próximo à versão oficial são umas palavras do cofundador de Apple, Steve Wozniak, em um vídeo. Jobs teria decidido chamar à empresa dessa forma simplesmente porque um agricultor que trabalhou com ele em Oregon lhe sugeriu o nome.
Postado Por: Paulo Vinícius