quinta-feira, abril 07, 2011

Marketing Eletrônico

1 - Os relacionamentos contínuos e a tão sonhada fidelização de clientes estam cada vez mais escasos no mundo real e principalmente no mundo virtual como apontam pesquisas recentes. Parte dessa mudança se deve a foracidade do mkt eletronico que é utilizado por inúmeras empresas que como forma de estimular o fechamento de novos negócios oferecem seus produtos ou serviço através da internet. Como exemplos classicos estão entre outros os carros, alimentos vestuário e etc. Sobretudo, a concorrencia deixou de ser geográfica e passou a ser globalizada e de fácil acesso a todos os clientes. O custo da operações via marketing eletrônico também pode ser menor e a prospecção é direcionada e feita através de e-mail alcançando o cliente dentro de sua casa, trabalho ou em trânsito.



2 - As comunicações online cobrem um amplo expectro de contato com os clientes , banco de dados sobre as cracterísticas desses clientes as atividades interativas, o atendimento online e o pós compra. As principais ferramentas que compõe esse mix promocionais são:


Propaganda: Tem como objetivo aumentar o reconhecimento da marca e comunicar seus produtos e seriços, através de baners, videos etc.Entretanto com a velocidade da web esses meios precisam de constantes atualizações por caírem em desuso muito rapidamente.


Relações públicas: Proporcionam a divulgação da relação da marca com os clientes, são muito relevantes na identificação das afinidades de perfil do cliente e da proposta da marca.


Promoção de vendas: O mkt promocional aumenta significativamente o volume de negócios, Deve ser explorado com relação ao entretenimento do cliente, oferecendo a ele brindes, e exclusividades.


Mkt Direto: Significa um alto teor de informação específicas sobre o cliente de forma a proporcionar a empresa o uso de estratégias eficazes de persuasão customizada para seu target.


Venda Pessoal: Conquista pedidos e faz a triagem do que é importante pra o cliente, se propõe a entregar o produto ou serviço no tempo aceitável, nas condições pré estabelecidas e inclusive dando suporte de atendimento de utilização do mesmo.


Portanto, a venda pessoal se destaca dentre as demais ferramentas do mix promocional por estar em contato direto com seu publico alvo.


3 - Os recursos do mkt digital trazem a possibilidade da ampliação das atividades comerciais de forma globalizada através de um alto nível de interatividade que dentro desse contexto se percebe que as comunicações diretas e em particular a logística e a distribuição, proporcionam as empresas atingirem níveis consideráveis de satisfação do cliente que buscam cada vez mais transações confortáveis, convenientes e direcionadas de acordo com o perfil do seu target, por um custo muito mais atraente e tempo de entrega do produto ou serviço muito mais condizente com a urgência do cliente web.



ELABORADO POR:
FABIO MORAES
PEDRO CARVALHO
Carlos Eduardo Uzeda