domingo, março 13, 2011

Parabéns pra você!: Twitter completa 5 anos


Parabéns pra você!: Twitter completa 5 anos


Cinco anos, ainda um garotinho, não?! Mas, com muita experiência de vida. Em cinco anos, oTwitter marcou não somente algumas comunidades, cidades ou um país inteiro. Como uma das redes sociais mais populares do planeta, ele conectou pessoas do mundo inteiro, emplacando incontáveis temas polêmicos, divertidos, importantes para o aprimoramento da democracia e os sem noção também.
Twitter comemora cinco anos. (Foto: Divulgação)Twitter comemora cinco anos. (Foto: Divulgação)
Quem participa do Twitter sabe, sempre se tem uma história para comentar do que está sendo publicado na rede. E que histórias! Desde demissões por comentários polêmicos, passando por falsas mortes de famosos e eleições presidenciais até os desastres no Japão, o Twitter abarcou simples comentários, mas também ajuda humanitária, debates políticos e promoveu a democracia graças às discussões de brasileiros atuantes, que conseguiram até mesmo pautar a imprensa e alfinetar planos de políticos.
Como rede social, o Twiiter foi o que mais conseguiu promover a interação entre pessoas, a comunicação entre comunidades, a troca de experiências, idéias e valores e, principalmente, elevar o status do simples morador do interior a um atuante na sociedade, capaz de disseminar idéias, ser seguido por outras pessoas, ter a oportunidade de ter acesso às autoridades e aos ícones da sociedade, falar com elas e acompanhar seu trabalho.
Tweets que fizeram história
No dia 21 de março de 2006 foi dada a largada com o primeiro tweet, publicado pelo seu criador Jack Dorsey, onde dizia "just setting up my twttr,".  O sucesso veio rápido e, atualmente, a média de tweets é de 50 milhões por dia.
Com o Twitter, a "aldeia global" finalmente se tornou global mesmo. Um simples comentário, muitas vezes inofensivo para seu autor pode se transformar em uma verdadeira bomba no Twitter e tomar proponsões nunca antes pensadas na história do planeta. Um bom exemplo foi o recente caso em que um homem perdeu o emprego após twitar um palavrão, mas essa não foi a primeira demissão por causa de comentários na rede e, provavelmente, não será a última.
Obama foi um dos primeiros a usar o Twitter com fins políticos. (Foto: AP)Obama soube usar o Twitter na eleição. (Foto: AP)
No mundo da política, Barack Obamarevolucionou a forma de fazer campanha usando estrategicamente os recursos da Internet, o que contribuiu para atrair o voto de uma grande parcela dos jovens norte-americanos. A empreitada foi seguida por muitos políticos, inclusive os brasileiros e até mesmo o Dalai Lama. Após a eleição de Obama, veio a enxurrada de candidatos à presidência, deputados, governadores participando se não diretamente, por meio de seus assessores.
Na Internet, a corrida eleitoral se mostrou mais justa, soube competir quem tinha mais habilidade ou quem se preveniu com bons ajudantes, como foi o caso do candidato à presidência em 2010 Plínio Sampaio, que apesar de não ter tido muitas chances de vencer a eleição, chegou a entrar para os Top Trending Tweets, a lista dos dez assuntos mais comentados no país e no mundo, e se saiu melhor do que o esperado.
Charlie Sheen (Foto: AP)Charlie Sheen bate recorde de seguidores (Foto: AP)
No mundo das celebridades, Charlie Sheensem dúvida é um dos mais comentados na rede. Suas aventuras amorosas deram o que falar nos últimos meses, o que culminou com sua demissão pela Warner. O que isso tem a ver com o Twitter? Depois do vai-e-vém de notícias sobre o que estaria fazendo o ator, ele mesmo resolveu abrir uma conta no Twitter e dar sua versão. Em apenas 25 horas e 17 minutos, ele atingiu o número de 1 milhão de seguidores, um recorde digno de Guiness Book.
Dentre os twitters mais seguidos, estãoLadygaga, que tem quase 8.78 milhões de seguidores, seguida de Justin Bieber, com 8.13 milhões, Britney Spears, com 7.12 milhões, Barack Obama, com 6.97 milhões e Kim Kardashian, com 6.73 milhões.
A história do site contada pelo criador
Cinco anos depois do primeiro tweet, o site é um dos mais populares do mundo. Em setembro do ano passado, o número de usuários era de 145 milhões, segundo informação divulgada pelo  presidente-executivo da empresa, Evan Williams.

Para comemorar o aniversário, Jack Dorseyvai utilizar sua conta pessoal no Twitter durante esta semana para contar como foi a criação do serviço de microblog, além de curiosidades. Dorsey é co-fundador da empresa junto com Evan Williams e Biz Stone.