sexta-feira, fevereiro 11, 2011

CEDAE: cede somente `a pressão popular!

O morador nilopolitano continua sofrendo com a falta d'água neste verão

A Prefeitura Municipal de Nilópolis promoveu uma audiência pública na sexta-feira, dia 11/02/2011 às 11h no Clube Nilopolitano onde discutir sobre os serviços pretados pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE).



Como é do conhecimento da maioria dos nilopolitanos, as obras recentes que tinham como objetivo a melhoria no abastecimento de água, simplesmente não surtiram o efeito esperado e o serviço anda de mal a pior, sem atender as necessidades básicas do bairro...

FONTE: http://www.cedae.com.br/
É necessário que haja a participação em massa de toda a sociedade, para cobrar o nosso direito e o cumprimento dos compromissos assumidos pela prestadora do serviço e pelo governo municipal e estadual, o que pode ser acessado via Internet.

Este é um dos facilitadores da web!!!

Na audiência pública, convocada pela Prefeitura de Nilópolis, realizada nesta sexta, 11 de fevereiro, no Clube Nilopolitano, os representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), uma empresa do Governo do Estado, optaram por se esquivar e responsabilizar a população nilopolitana pelos problemas de falta d’ água no município.
Representando o presidente da CEDAE, o Diretor de Distribuição e Comercialização Metropolitana da CEDAE, Armando Costa Vieira Junior, foi o responsável, juntamente com Renato do Espirito Santo, por explicar os motivos pelo qual a cidade sofre com os problemas no abastecimento. A primeira mostra de que a audiência seria quente, foi quando Renato do Espirito Santo, explicou que seria necessário realizar a substituição de várias partes da tubulação atual e a separação das redes para que possam trabalhar com dois reservatórios. “Não sabiamos como estava a situação das tubulações, inauguramos o reservatório do Cabral e agora temos que corrigir o que precisa”, explicou.
Diante de centenas de moradores que compareceram ao Clube ( número pequeno perto da quantidades de pessoas que sofrem com o problema), Armando Costa, provocou vaias ao informar que os problemas no abastecimento estão relacionados com a grande quantidade de ligações clandestinas existentes em Nilópolis, atribuindo assim a culpa pelo problema aos moradores. Segundo Armando, o município recebe uma quantidade de água calculada para abastecer o número de residências cadastradas na companhia, porém, esse número de residências é menor que o numero real de imóveis que consomem a água. “Nós produzimos uma quantidade preparada para atender a demanda, mas infelizmente temos muitas residências que não estão cadastradas e isso atrapalha”, disse.



Em outra declaração polêmica, Armando, culpou a “falta de solidariedade” de alguns moradores que enchem as piscinas de suas casas diariamente. Em todas as declarações, os presentes se mostravam insatisfeitos, vaiando e protestando contra as desculpas da empresa. O clima que já estava quente, ficou pior após cada explicação.

Sem conseguir definir prazos e explicar claramente quais serão as providências a serem adotadas, os representantes da CEDAE, acabaram sendo sabatinados pelos moradores, que formaram uma fila para questionar sobre diversos assuntos e apresentar denúncias de irregularidades na conduta dos funcionários da companhia em Nilópolis. Entre as principais queixas apresentadas esta o fato de muitas das vezes uma rua não ter abastecimento e uma próxima ter, fato este, que foi atribuido a manobras irregulares realizadas por moradores. “Sabemos que muitos moradores abrem e fecham os registros nas ruas sem a gente saber. As manobras são necessárias para permitir que em todos os bairros da cidade tenham abastecimento. Nossos funcionários abrem o registro e alguns minutos depois, moradores fecham para se beneficiar, prejudicando seus vizinhos. É fundamental que vocês moradores nos avisem disso”, disse, sendo questionado em seguida sobre o fato de funcionários da companhia também realizarem manobras para favorecer amigos e parentes.


A audiência que durou quase 2 horas e meia, esquentou já no final, quando o Historiador Marcos Monteiro, questionou o fato de toda a água consumida pelo Rio de Janeiro, ser produzida na Baixada Fluminense. “Sabemos que o Rio não tem mananciais e que a água é produzida no Guandu e em outros de nossa Baixada, então por que essa água não chega aqui primeiro? Ela vai lá pra Zona Sul primeiro para depois vir pra cá”, questionou ele, que não teve uma resposta concreta por parte dos representantes da CEDAE, que optaram por se esquivar mais uma vez, gerando a revolta do apresentador do programa “Fala Baixada” da CNT, que de forma áspera, chamou Armando de mentiroso e enganador.

Os ânimos foram contidos com a intervenção do prefeito Sergio Sessim que pediu calma e sabedoria aos presentes para que os problemas possam ser solucionados da melhor maneira, deixando claro que a Prefeitura continuará cobrando da CEDAE a melhoria no abastecimento e encerrando a audiência pública.
Segue o comentário na visão de um morador
1. Comentário por Antonyo Nunes  12/02/2011 - 1:10
Bem, Gente! Como tudo que falo sou criticado pelos puxas sacos de Plantão, hoje fui nessa tal audiência vou dividir em partes :
1º – Ato, – População umas 30 pessoas isso foi um bom Sinal de falta de organização.
2º Ato, Um Ex Vereador Soca um dos Seus Cabos Eleitorais, sem um pingo de respeito para quem estava ali
3º Ato, Começa as Desculpas da CEDAE, quando o pouco da população se manifesta o vice Prefeito com sua delicadeza mandou a pouca população calar-se a boca parecia não, tava defendendo a CEDAE
4º Ato, os vereadores ali presentes tudo bla bla bla…


5º Ato, a pouca população começa a fala seus problemas ou seja falta dagua o que seria afinal uma passagens para Lua
6º Ato, Um Homem da Plateia na Sua Vez de falar diz que a Baixada dar para outros municipio a água pois o reservatório Guandu fica em nova Iguaçu e recebe em troca lixo e coco da zona sul, barra da tijuca e região metropolitana do rio ai os ânimos ficaram exaltados com insultos da cúpula da CEDAE ali presente, ai um jornalista oportunista do fala baixada para aparecer retribui a falta de educação da CEDAE de volta e esse jornalista.

7º e penúltimo ATO O prefeito ficou em saia justa pois tentou ficar do lado do povo e da Cedae ou seja Encima do muro ficou feio pro Prefeito
8º e ultimo Ato – resumo da opera nada ficou esclarecido, o povo vai ficar sem agua, e a população da baixada continua sendo tratada como pessoas de outro mundo


Fonte: Nilópolis On-line
E  http://www.cedae.com.br/

PALAVRAS-CHAVE / MARCADORES: necessidade de fornecimento eficiente de agua, nilopolis, uso da internet para fazer valer nossos direitos

ELABORADO POR:
FABIO MORAES
PEDRO CARVALHO
Carlos Eduardo Uzeda