sexta-feira, dezembro 03, 2010

Analise de site e-commerce: Mercado Livre

Analise do site de compras e vendas Mercado Livre, presente em mais de 30 países e com mais de 50 milhões de usuários, este site é líder no seu segmento aonde a cada 1 segundo, 1 produto é comprado pelo portal.

1- Interface

O site possui uma interface interactiva aonde o usuário navega de forma simples pelo site, sem grandes problemas. Na tela inicial possuímos algumas ofertas destacadas, as categorias e tela de login para usuários cadastrados e à se cadastrar.

2- Sistema de Busca

O site é divido em categorias para facilitar a vida do usuário, assim que escolhido uma categoria podemos filtrar as buscas das mais diversas maneiras, poupando tempo e qualificando mais a busca pelo produto desejado.

3- Como comprar
Agora veremos como funciona o sistema de compra do site, já escolhido o produto entramos em uma mini loja virtual aonde o anunciante demonstra o produto, tira duvidas, informa formas de pagamento, garantia, responde a duvidas e insere informações relevantes ao produto. Nessa tela podemos também verificar a reputação do vendedor, isso é uma forma que o portal encontrou para dar mais segurança ao comprador. O site também conta com o "Mercado Pago", esse sistema é uma forma de garantir a segurança das transações financeiras efetuadas no site, aonde através desta ferramenta o comprador pode utilizar cartão de credito para comprar e só liberar o valor ao vendedor se não ocorrer nenhum tipo de problema na compra.
4- Cadastro
Para efetuar qualquer transação dentro do portal do ML é necessário se cadastrar para que os seus dados sejam repassados ao vendedor quando você efetuar uma compra de produto.


5- NewsLetter

6- SMS premiado


7- Criticas
- Mesmo o site tendo ambiente seguro, dependemos dos vendedores para confirmar transações de compra.
- O menu de confirmação de comprar é um pouco complicado para quem não está acustumado.
- O site poderia oferecer uma ferramenta de comparação de produtos.



ELABORADO POR: FABIANO A. TELLES E KARINA PETRI