segunda-feira, novembro 08, 2010

ONU/UNESCO/Projeto Criança Esperança: 25 anos



Criança Esperança mobilização pelos direitos da infância e juventude brasileira.



Lançada em 1986, num programa especial dos Trapalhões a Campanha Criança Esperança estimulou a sociedade a discutir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros.





Ao divulgar a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a campanha contribuiu para inclusão do artigo 227 na Constituição Federal de 1988, que garante os direitos das crianças brasileiras. Dois anos depois, este artigo deu origem ao Estatudo da Criança e do Adolescente.
Neste ano de 2010 o Criança Esperança completou 25 anos. Até aqui, mais de 200 milhões de reais em doações foram investidos no Brasil em mais de 5 mil projetos sociais.


Tais contribuições garantiram os direitos de mais de 4 milhões de crianças e adolescentes, ajudaram a reduzir a mortalidade e o trabalho infantil, a combater a exploração sexual de meninos e meninas e preparar o jovem de baixa renda para o mercado de trabalho.
A Campanha Criança Esperança é um projeto da Rede Globo e parceria com a UNESCO - órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Todo dinheiro arrecadado pela campanha é depositado diretamente na conta da UNESCO que, desde de 2004, é responsável pela seleção, acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.
Elaborado por: Rosana Costa